Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZen, Eduardo Luiz-
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-27T19:05:39Z-
dc.date.available2015-04-27T19:05:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3859-
dc.description.abstractEste capítulo se propõe a: i) quantificar e localizar as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola; ii) estimar os gastos adicionais necessários à sua incorporação pelos sistemas de ensino; e iii) analisar as condições infraestruturais e pedagógicas das escolas públicas brasileiras. A opção por esse recorte não significa desconsiderar a importância de outros fatores cruciais para os bons desempenho e rendimento escolares, entre os quais se destaca a atuação do professor. Assim como os demais insumos, a valorização dos profissionais de educação, mediante criação de planos de carreira e aumento de sua remuneração, demandará ampliação significativa do orçamento da educação brasileira. Portanto, não obstante a influência de tais fatores, optou-se por focalizar duas condições sem as quais, acredita-se, fica comprometida a consecução do preceito constitucional que estabelece a educação básica de qualidade como direito de todos: oferta de vagas em quantidade suficiente e infraestrutura escolar adequada.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO desafio de assegurar a educação básica de qualidade para todos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of ensuring quality basic education for all in Brazilpt_BR
dc.typeBrasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 59-76 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordAcesso à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação (PNE)pt_BR
dc.subject.keywordCondições pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura escolarpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3056pt_BR
ipea.description.objectiveQuantificar e localizar as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola; estimar os gastos adicionais necessários à sua incorporação pelos sistemas de ensino; e analisar as condições infraestruturais e pedagógicas das escolas públicas brasileiras.pt_BR
ipea.description.additionalinformationCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2011 : estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2012. (Volume 1)pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2011_v_1.pdf5.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.