Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3898
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2074.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2074_sumex.pdf28.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Agronegócio e os desafios do financiamento da infraestrutura de transportes no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1824 : O Agronegócio e os desafios do financiamento da infraestrutura de transportes no Brasil
Authors: Castro, César Nunes de
Abstract: A agricultura brasileira passou por um processo de modernização que ocorreu gradativamente entre a década de 1950 e os dias atuais. Fez parte dessa modernização a incorporação de práticas agrícolas mais eficientes com relação à produtividade. Entretanto, a agricultura brasileira enfrenta diversos obstáculos para o seu crescimento, um dos maiores é a infraestrutura de transportes deficiente. Esse texto trata dessa questão. O objetivo principal deste estudo é abordar a relação entre o agronegócio brasileiro e a infraestrutura de transportes necessária para permitir um desenvolvimento continuado das atividades agropecuárias no Brasil. Alternativas para se ampliar e modernizar a infraestrutura de transportes brasileira existem. Essas alternativas, por sua vez, enfrentam o obstáculo do financiamento. Por mais que elas sejam benéficas para o setor agropecuário, os recursos disponíveis para financiar muitos dos projetos são escassos. A resolução do problema de se melhorar a deficiente infraestrutura de transportes brasileira não é trivial, mas é uma que deve ser debatida pela sociedade e cobrada do poder público.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.