Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3937
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2013_v_2.pdf10.06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Evolução e descentralização territorial do emprego industrial no Brasil : algumas evidências para o debate atual
Other Titles: Evolution and territorial decentralization of industrial employment in Brazil : some evidence to the current debate
Authors: Silva, Sandro Pereira
Gonzalez, Roberto Henrique Sieczkowski
Abstract: Este capítulo se propôs a entender como as transformações recentes do mercado de trabalho brasileiro se manifestaram no território nacional, em termos de deslocamento territorial do emprego industrial no Brasil. Trata-se então de investigar se ocorreram de fato transformações espaciais relevantes na localização do emprego na indústria brasileira na última década. Para isso, o texto está organizado em quatro seções, sendo a primeira esta introdução. Na seção 2, foi realizado um exercício para debater algumas das principais características da reestruturação produtiva na economia brasileira e sua repercussão no mercado de trabalho ao longo dos anos 1990, no intuito de entender alguns processos econômicos e sociais que interferem na distribuição territorial da atividade produtiva. Na seção 3, foram avaliadas a distribuição regional e microrregional do emprego formal no setor industrial brasileiro e sua evolução na última década, comparando dois pontos específicos no tempo, os anos de 2000 e 2010. Por fim, são tecidas algumas considerações conclusivas.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos
Indústria: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.