Publicação:
O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola : uma abordagem sob a ótica do município

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.

Titulo alternativo

The IDEB in the light of extrinsic and intrinsic factors to the school : an approach from the viewpoint of the municipality

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este capítulo tem por objetivo identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. Como fatores extrínsecos à escola, foram considerados: i) renda domiciliar per capita; ii) condições de moradia existentes em cada município brasileiro no que se refere a saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo – e ao material utilizado na edificação do domicílio; e iii) taxa de alfabetização da população de 18 a 64 anos, que corresponde à faixa etária adulta com mais probabilidade de ter filhos, irmãos ou netos frequentando o ensino fundamental. Entre os fatores intrínsecos, optou-se por analisar a situação dos municípios em relação à infraestrutura pedagógica da escola, a saber: existência de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes. Considerando-se que o IDEB é calculado apenas nos estabelecimentos de ensino urbano, este estudo tem como delimitação esta localização geográfica. Além disso, estabeleceram-se como recorte de análise os anos iniciais – 1° ao 5° ano – do ensino fundamental das redes de ensino estaduais e municipais.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais