Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4143
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_44_Associacao.pdf147.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Associação do ensino profissionalizante com rendimento e emprego : Minas Gerais (2009 e 2011)
Other Titles: Association of technical education with earnings and employment : Minas Gerais (2009 and 2011)
Asociación de la formación profesional con ingresos salariales y empleo : Minas Gerais (2009 y 2011)
Association de la formation professionnelle con revenus de salaire et emploi : Minas Gerais (2009 et 2011)
Authors: Gontijo, Bárbara Avelar
Amaral, Ernesto F. L.
Abstract: Este trabalho analisa a relação entre o ensino profissionalizante e o aproveitamento do primeiro dividendo demográfico em Minas Gerais. A hipótese é que aqueles que cursaram o ensino profissionalizante têm mais chances de empregar-se e maiores rendimentos salariais. Desta forma, a capacitação profissional seria um bom investimento para um maior desenvolvimento econômico e social do estado, promovendo o aproveitamento da favorável situação demográfica vivenciada. Foram utilizados os dados da Pesquisa por Amostragem de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) de 2009 e 2011, desenvolvida pela Fundação João Pinheiro (FJP). Na análise da empregabilidade foram estimados modelos logísticos, e para a avaliação da renda foram estimados modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO). Diante dos resultados, é possível notar que aqueles que cursam o ensino profissionalizante têm mais chances de entrada no mercado de trabalho e um rendimento salarial mais alto, mantendo-se tudo mais constante.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.