Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n44_Dimensoes.pdf838.96 kBAdobe PDFView/Open
Title: Dimensões e qualidade dos cursos superiores em áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013
Other Titles: Dimensions and quality of the tertiary education in stem fields in Brazil between 2000 and 2013
Dimensiones y calidad de la formación terciaria en las áreas de ingeniería y de ciencia, tecnología y matemáticas al Brasil desde 2000 hasta 2013
Dimensions et qualité de la formation supérieur dans les domaines de la science, technologie, ingénierie et mathématiques au Brésil depuis 2000 jusqu’en 2013
Authors: Gusso, Divonzir Arthur
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: Analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.