Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4178
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP n42 Determinantes.pdf733.67 kBAdobe PDFView/Open
Title: Determinantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no Brasil
Other Titles: Determinants of the worst and best academic results of students from public elementary school in Brazil
Determinantes de los peores y de los mejores resultados escolares de los estudiantes de las escuelas primarias públicas en Brasil
Déterminants des pires et le meilleur résultats scolaires des élèves des écoles publiques primaires au Brésil
Authors: Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Abstract: Este trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3626
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.