Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes Junior, Alvaro Alberto Ferreira-
dc.contributor.authorWaltenberg, Fábio Domingues-
dc.contributor.otherMachado, Danielle Carusi (Comentários e Sugestões)-
dc.contributor.otherTannuri-Pianto, Maria Eduarda (Comentários e Sugestões)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-17T18:25:16Z-
dc.date.available2015-08-17T18:25:16Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4180-
dc.description.abstractSe, por um lado, ninguém negaria o deficit de oportunidades sociais à disposição de negros, indígenas e outras minorias, nem a contribuição involuntária do tradicional sistema de admissão à universidade à manutenção de tal deficit, por outro lado, falta consenso acerca da legitimidade de políticas explicitamente raciais. Diante disso, torna-se oportuno verificar em que medida regras de admissão que ignorassem o parâmetro cor/raça como critério de admissão teriam como efeito beneficiar, indiretamente, determinados grupos raciais desfavorecidos – este é justamente o principal objetivo deste artigo. Apoiando-se na rica base de dados do vestibular de 2010 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foram feitas simulações do corpo de classificados sob diferentes regras de admissão (com base na teoria de John Roemer), com detalhamento para cursos de alto e baixo prestígio, bem como análise de beneficiados/prejudicados. Os resultados são ambivalentes, ao mostrar que uma política que ignore o parâmetro racial é capaz de aumentar a proporção dos autodeclarados pretos, porém estes estariam sobrerrepresentados em cursos de baixo prestígio e sub-representados nos de alto prestígio. Ademais, pardos permaneceriam sub-representados em todas as simulações, de modo agregado e por nível de prestígio. Seu grau de identificação com a categoria negros é variável-chave para se julgar a atratividade de diferentes políticas de reservas de vagas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePolíticas de cotas não raciais aumentam a admissão de pretos e de pardos na universidade?pt_BR
dc.title.alternativeDo colorblind policies increase the admission of pretos and pardos at the university in Brazil?pt_BR
dc.title.alternativePolíticas de cuotas raciales aumentan el ingreso de pretos y pardos en la universidad?pt_BR
dc.title.alternativeDes politiques de discrimination positive ignorant le critère racial augmentent-elles l'admission des pretos et pardos à l'université au Brésil?pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 229-256pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Participação Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordIgualdade de oportunidadespt_BR
dc.subject.keywordPolíticas raciaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas não raciaispt_BR
dc.subject.keywordUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)pt_BR
dc.subject.keywordJohn Roemerpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 44, 379 p., jan./jun. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIf, on the one hand, it is undeniable that blacks, Indians and other minorities are faced with a deficit of opportunities in Brazil, and that the traditional system of admission to universities involuntarily contributes to maintaining such deficit, on the other hand, there is no consensus on the legitimacy of racially-based policies. Therefore, it is appropriate to examine the extent to which admission rules that ignore the parameter race as a criterion for admission would benefit certain disadvantaged racial groups – this is the main purpose of this article. Relying on a rich database from the 2010 entrance exam of Universidade Estadual do Rio de Janeiro, simulations were made under different admission rules (based on John Roemer’s theory), with separate analyses according to levels of prestige of courses, as well as analyses of candidates that would be benefited or harmed by each policy. Results are ambiguous, suggesting that a policy that ignores the racial parameter could increase the proportion of self-identified blacks, but they would be overrepresented in low prestige courses and underrepresented in high prestige ones. Moreover, self-declared pardos (mixed) remain underrepresented in every simulation, in aggregate terms or by level of prestige. The degree with which pardos identify themselves with category negros is a key variable when it comes to judging upon the relative attractiveness of different affirmative action policies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n44_Politicas.pdf149.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.