Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2085.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2085_sumex.pdf40.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Capacidades estatais comparadas : China e a reforma do Sistema Nacional de Inovações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2085 : Capacidades estatais comparadas : China e a reforma do Sistema Nacional de Inovações
Authors: Jaguaribe, Anna
Abstract: Este trabalho analisa a evolução da política de desenvolvimento tecnológico na China de 1985 até hoje. Discute-se a reforma do Sistema Nacional de Inovação (SNI), os objetivos estratégicos do planejamento tecnológico, os atores e principais instrumentos de política associados ao planejamento assim como a visão da inserção global da China associada ao programa. O trabalho focaliza os aspectos institucionais associados ao planejamento de políticas de inovação e a evolução das “capacidades institucionais estatais” na formulação, coordenação e execução destas políticas. Argumenta-se que o processo de reformas e em particular a condução da política tecnológica e sua associação com a política industrial levaram à criação de um paradigma de política tecnológico-industrial particular na China. Tal paradigma de política se distingue dos modelos de modernização asiática e que tem a sua singularidade na relação entre planejamento estratégico e mercado e no uso tático de oportunidades que se apresentam na economia global. Este modelo de política (que institui o seu próprio modelo de negócios) foi o resultado da evolução política do processo de reformas, das peculiaridades histórico-estruturais da China ao iniciar o processo de reformas e de um contexto internacional propício à internacionalização da economia (Naughton, 2013; OECD, 2007). O trabalho descreve e discute a evolução deste paradigma tecnológico-industrial, os fatores históricos, políticos e as estratégias econômicas que levam a sua consolidação. Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitas entrevistas com os principais atores do SNI: Academia Chinesa de Ciências, Academia Chinesa de Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento, Universidade de Tsinghua, Universidade de Beijing, Academia de Ciências Sociais, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas e Banco de Desenvolvimento da China.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.