Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4331
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carta_Conjuntura_n23_revisão.pdf97.09 kBAdobe PDFView/Open
Title: Revisão metodológica da PIM-PF e impactos sobre a trajetória da produção industrial
Other Titles: Methodological revision of the Monthly Industrial Research - Physical Production (PIM-PF) and impacts on the industrial production trajectory
Authors: Carvalho, Leonardo Mello de
Abstract: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em abril último, através da sua Coordenação de Indústria, a reformulação implementada na Pesquisa Industrial Mensal-Produção Física (PIM-PF). No mês seguinte, foram divulgados os dados referentes a março de 2014. Dentre as mudanças metodológicas introduzidas, visando retratar de maneira mais fiel a evolução da produção do setor industrial brasileiro, destacam-se: i) reclassificação das atividades de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) na sua versão 2.0; ii) atualização do sistema de ponderação dos produtos, tendo como base a pesquisa Produção Industrial Anual (PIA) em nível de empresa e produto, cuja referência passa a ser o ano de 2010; e iii) atualização da amostra de produtos, setores e informantes. Em relação aos aspectos metodológicos, a migração para o sistema de classificação das atividades industriais com base na CNAE 2.0 provocou algumas alterações importantes na pesquisa.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3381
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Carta de Conjuntura - Artigos
Appears in Collections:Indústria: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.