Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4335
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carta_Conjuntura_n26_revisão.pdf149.07 kBAdobe PDFView/Open
Title: Revisão metodológica das contas nacionais e principais impactos sobre a trajetória do PIB e seus componentes
Other Titles: Methodological revision of the National Accounts and main impacts on the trajectory of the GDP and its components
Authors: Carvalho, Leonardo Mello de
Fevereiro, José Bruno Ramos Torres
Abstract: A revisão das séries históricas do Sistema de Contas Nacionais (SCN) do Brasil é uma atividade realizada periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo em vista, de modo geral, manter a pesquisa atualizada perante as transformações na estrutura da economia. Além disso, a atual revisão justifica-se também pela necessidade de adequar nosso sistema às recomendações do novo manual internacional de contas nacionais, o System of National Accounts (SNA), de 2008, da Organização das Nações Unidas (ONU), e, assim, tornar mais eficaz a comparação com a maioria dos países, que já havia adotado as novas recomendações. Nesse contexto, a atualização das contas nacionais também incorporou a revisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), novas fontes de informação e pesquisas de referência à base de dados.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3909
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Carta de Conjuntura - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.