Publicação: Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro
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Brasil
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1999
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BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Resumo
Este artigo estima uma função de produção educacional para o ensino fundamental brasileiro, com base nos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a 8a série em 1999. Utilizando modelos hierárquicos lineares, de forma a evitar vieses de agregação, a estimação sugere que cerca de 80% da variância de desempenho médio entre as escolas devem-se a diferenças na composição socioeconômica de seus alunos. Como em outros estudos internacionais, a rede a que a escola pertence está relacionada de forma importante com o desempenho de seus alunos. Não obstante, e em contraste com a maior parte da literatura internacional, outras variáveis escolares, tais como a escolaridade dos professores e a qualidade da infra-estrutura física, também afetam o desempenho dos estudantes. Alguns fatores positivos para a eficácia média das escolas reduzem a sua “eqüidade”.
Resumo traduzido
Using Ministry of Education standardized test score data (from Saeb) and hierarchical linear models—so as to reduce aggregation bias in the estimation of the effects of school variables—this paper estimates an educational production function for primary schooling performance in Brazil in 1999. As elsewhere, we find that family and individual characteristics are fundamental determinants of educational achievement. In particular, 80% of the interschool variation in test scores can be attributed to differences in the average socioeconomic group of its students. Additionally, both socioeconomic level and race affect individual performance within schools. However, and in contrast with much of the international literature, we also find significant effects of school variables on student performance. Better educated teachers, better physical facilities and private ownership of schools are all jointly and severally associated with higher test scores.
