Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4364
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2088.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2088_sumex.pdf39.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ouvidorias públicas federais : análise dos elementos que contribuem para a promoção da gestão social
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2088 : Ouvidorias públicas federais : análise dos elementos que contribuem para a promoção da gestão social
Authors: Menezes, Ronald do Amaral
Abstract: A gestão social se apresenta como um contraponto à gestão estratégica na medida em que sua natureza dialógica privilegia a participação e o compartilhamento das decisões. Nesse contexto, no bojo do processo de redemocratização do Estado brasileiro, emergem instâncias e mecanismos de participação social, entre os quais as ouvidorias públicas que se destacam na promoção e defesa de direitos, na valorização da cidadania e no aperfeiçoamento da gestão pública. Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir elementos que contribuem para que as ouvidorias públicas federais cumpram o seu papel no fortalecimento da gestão social no Brasil, por meio de uma ação autônoma, que induza a participação social e favoreça os processos de accountability societal.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.