Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4365
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de (Colaboradora) | - |
dc.contributor.author | Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira (Colaboradora) | - |
dc.contributor.author | Chaves, José Valente (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Barra, Marcello Cavalcanti (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-03T14:05:54Z | - |
dc.date.available | 2015-09-03T14:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2008-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4365 | - |
dc.description.abstract | Destacam-se neste capítulo dois fatos relevantes que terão forte impacto sobre a educação básica: i) mudanças no censo escolar, pelas quais o aluno passa a ser a unidade de registro da coleta de dados; e ii) ampliação da missão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O primeiro permite acompanhar de perto – e melhor – a trajetória do aluno, implicando resultados robustos capazes de orientar de modo substantivo as formulações e ações das políticas educacionais. O resumido, mas cuidadoso acompanhamento dos principais programas gerenciados pelo MEC apresentado neste capítulo, tanto sob as óticas física e financeira como por nível ou modalidade de ensino, reflete a atual orientação das políticas educacionais do país, elegendo como tema em destaque da área, nesta edição, a relação que se estabelece entre melhoria da qualidade e aumento da eficácia da educação básica, à luz dos instrumentos de política educacional adotados pelo MEC: Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, e Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 107-128 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4138 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 16, 2008. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n.16_educacao.pdf | 300.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.