Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de (Colaboradora)-
dc.contributor.authorBarreto, Angela Maria Rabelo Ferreira (Colaboradora)-
dc.contributor.authorChaves, José Valente (Colaborador)-
dc.contributor.authorBarra, Marcello Cavalcanti (Colaborador)-
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-03T14:05:54Z-
dc.date.available2015-09-03T14:05:54Z-
dc.date.issued2008-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4365-
dc.description.abstractDestacam-se neste capítulo dois fatos relevantes que terão forte impacto sobre a educação básica: i) mudanças no censo escolar, pelas quais o aluno passa a ser a unidade de registro da coleta de dados; e ii) ampliação da missão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O primeiro permite acompanhar de perto – e melhor – a trajetória do aluno, implicando resultados robustos capazes de orientar de modo substantivo as formulações e ações das políticas educacionais. O resumido, mas cuidadoso acompanhamento dos principais programas gerenciados pelo MEC apresentado neste capítulo, tanto sob as óticas física e financeira como por nível ou modalidade de ensino, reflete a atual orientação das políticas educacionais do país, elegendo como tema em destaque da área, nesta edição, a relação que se estabelece entre melhoria da qualidade e aumento da eficácia da educação básica, à luz dos instrumentos de política educacional adotados pelo MEC: Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, e Plano Plurianual (PPA) 2008-2011.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducaçãopt_BR
dc.typePolíticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 107-128 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordCenso escolarpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4138pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 16, 2008.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bps_n.16_educacao.pdf300.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.