Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4471
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2101.pdf2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_ 2101_sumex.pdf44.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Indicadores de consumo aparente de bens industriais : metodologia e resultados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2101 : Indicadores de consumo aparente de bens industriais : metodologia e resultados
Authors: Carvalho, Leonardo Mello de
Ribeiro, Fernando José da Silva Paiva
Abstract: O objetivo deste trabalho é detalhar a metodologia da construção de indicadores de consumo aparente (CA) de bens da indústria brasileira – que corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações – e apresentar os resultados, com periodicidade mensal. Esse indicador é importante tendo em vista a dificuldade de construir medidas tempestivas da demanda de bens industriais, ao passo que os dados de oferta são abrangentes e diversificados. Assim, partindo-se da ideia de equilíbrio entre oferta e demanda, o CA constitui-se em uma boa proxy do comportamento da demanda de bens industriais. Os índices são calculados, a partir de janeiro de 1998, para diferentes níveis de agregação da indústria: indústria geral; indústria de transformação; bens classificados segundo categorias de uso (bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis, semiduráveis e não duráveis); e setores de atividade da indústria de transformação brasileira, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apresenta-se também o cálculo do indicador de formação bruta de capital fixo (FBCF), que se baseia no CA de bens de capital e que procura replicar o cálculo da FBCF utilizado no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (CNT) do IBGE.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.