Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuciano, Bruno Theodoro-
dc.coverage.spatialMercosulpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-15T18:25:40Z-
dc.date.available2015-09-15T18:25:40Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4477-
dc.description.abstractO presente artigo busca explorar a construção do Parlamento do Mercosul, sua evolução institucional (iniciada com o estabelecimento da Comissão Parlamentar Conjunta, nos primórdios da integração regional) e as competências e prerrogativas conquistadas na atualidade. A inserção da proporcionalidade, de modo atenuado, é identificada como um dos grandes elementos de mudança na evolução do Parlamento Regional. Ademais, são mencionados os projetos de lei que regulamentam as eleições dos representantes do Mercosul, não somente no Brasil, mas incluindo-se o projeto aprovado no Paraguai e as propostas em tramitação na Argentina. Discute-se que a crescente adoção de decisões e instituições relacionadas a temas não estritamente comerciais, como seguridade social, meio ambiente e educação, demandam a construção de um Parlamento Regional legitimamente eleito, o qual poderia exercer um papel de controle democrático dentro da integração regional.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Inclusão da representatividade direta no parlamento do Mercosulpt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 49-58pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração Regionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIntegração regionalpt_BR
dc.subject.keywordParlasulpt_BR
dc.subject.keywordEleições diretaspt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividade diretapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3350pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 11, jul./set. 2012pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas e bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe present paper explores the construction of the Mercosur Parliament, its institutional evolution (which starts with the establishment of the Joint Parliamentary Commission, in the beginnings of regional integration) and its current competences and prerogatives. The insertion of proportionality, in an attenuated mode, is identified as one of the great elements of change in the Regional Parliament evolution. Moreover, it is mentioned the legislative projects which regulate the elections of the Mercosur delegates, not only in Brazil, but also the project approved in Paraguay and the proposals found in Argentine. Is its discussed that increasing adoption of decisions and institutions related to non-commercial subjects, as social security, environment and education, demands the construction of a Regional Parliament elected legitimately, which could present a democratic control role within the regional integration.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_n11_inclusao166.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.