Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVasconcellos, Lígia-
dc.contributor.otherArbache, Jorge (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherDickens, Richard (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherFernandes, Reynaldo (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherKassouf, Ana Lúcia (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherManacorda, Marco (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherMenezes-Filho, Naércio (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherPicchetti, Paulo (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherSchor, Adriana (Comentários e sugestões)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1981-1999pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-17T20:37:29Z-
dc.date.available2015-09-17T20:37:29Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4505-
dc.description.abstractEste artigo explora as variações na distribuição de renda no período de 1981 a 1999 para determinar, por meio do método de variáveis instrumentais, se há relação causal entre a renda familiar e a freqüência escolar de crianças em idade escolar compulsória no Brasil. Considerando-se um efeito-renda homogêneo, não se acha uma relação causal significativa. Quando, porém, se permite que o efeito varie entre grupos de renda, definidos por quartis de renda, encontra-se um efeito-renda significativo da renda familiar sobre a freqüência escolar do grupo de renda mais pobre.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Relação entre freqüência escolar e renda familiar no Brasil : 1981-1999pt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 267-296 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalhopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordIndicadores educacionaispt_BR
dc.subject.keywordDistribuição de rendapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3372pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 267-296, ago. 2005pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper exploits the changes in the income distribution in the period 1981 to 1999 to determine, using IV-estimates, if there is a causal relationship between family income and school attendance for children in compulsory school age in Brazil. No significant causal link was found when a homogeneous income effect across groups was assumed, but a significant income effect emerged for the poorest income group when the effect of family income on school attendance was allowed to vary between income quartile groups.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v35_n02_Relacao.pdf228.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.