Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTavares, Priscilla Albuquerque-
dc.contributor.authorSouza, André Portela de-
dc.contributor.authorPonczek, Vladimir Pinheiro-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2002-2010pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-25T18:02:40Z-
dc.date.available2015-09-25T18:02:40Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624-
dc.description.abstractUm dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.titleUma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducation of youth and adults in Brazil : determinants of high school attendancept_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 222-333 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordFluxo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovenspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo Publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 44, n. 01, p. 07-35, abr. 2014pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractOne of the main challenges of the Brazilian educational policy is to understand the reasons for the so-called crisis of high school. Alternatively the regular high school, youngsters from the age of 17 can opt for the education of youth and adults. In this article, we describe the factors associated with transitions in and out of regular and adult education, as well as transfer of students between modalities. Furthermore, we provide evidence that the EJA rivals the regular high school, encouraging students in the right age to attend school to migrate to the education of youth and adults.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v44_n01_Analise.pdf768.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.