Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4642
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2107.pdf484.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2107_sumex.pdf39.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perspectivas da complexidade para a educação no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2107 : Perspectivas da complexidade para a educação no Brasil
Authors: Sakowski, Patrícia Alessandra Morita
Tóvolli, Marina Haddad
Abstract: Sistemas educacionais podem ser vistos como sistemas complexos, ao considerarmos que o aprendizado, o ensino, a cognição e a educação são fenômenos resultantes das interações entre os agentes heterogêneos que compõem esses sistemas. Em virtude da natureza complexa dos sistemas educacionais, novas abordagens mostram-se relevantes e, até mesmo, necessárias, se considerarmos que os métodos tradicionais muitas vezes não são capazes de capturar as dinâmicas desses sistemas. Este trabalho busca identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. Apresentam-se os principais conceitos que têm marcado o pensamento teórico da complexidade, assim como as aplicações dos métodos e metodologias de sistemas complexos em educação no Brasil, como modelagem baseada em agentes, análise de redes, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados educacionais (educational data mining) e learning analytics, entre outros. Por fim, alguns insights da abordagem de sistemas complexos para a educação são discutidos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.