Publicação: Participação pública na gestão das políticas sociais : os marcos referenciais para o estudo dos conselhos federais
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A iniciativa de se estudar os conselhos federais de políticas sociais, no âmbito da Diretoria de Estudos Sociais do IPEA, surge como um desdobramento natural do processo de trabalho que vem-se instalando na Diretoria nos últimos meses e decorre da confluência dos interesses dos técnicos das diferentes áreas, em face da necessidade de uma visão multidisciplinar por meio da qual se deveria pensar a questão social. É nesse contexto que se forjam três questões estruturantes que, inclusive, se transformaram nas principais linhas de ação: aquela associada ao financiamento das políticas sociais, uma segunda que diz respeito a seu acompanhamento e avaliação e, finalmente, a questão da estruturação institucional por meio da qual o Estado brasileiro se aparelha para implementar suas políticas e programas na área social. É nesse último ponto que se insere a proposta de estudo dos conselhos de políticas sociais, que têm se constituído em um dos principais instrumentos de inovação da gestão da política pública na área social. Os conselhos tornaram-se, assim, o objeto de estudo para o qual a Diretoria tem direcionado uma grande parcela de seu esforço cognitivo. Pretende-se aqui apresentar alguns elementos que parecem mais relevantes e que, de certo modo, norteiam essa etapa inicial do estudo e, nesse momento, representam, em nossa percepção, os marcos histórico e teórico do estudo dos conselhos.
