Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4935
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_158.pdf862 kBAdobe PDFView/Open
Title: Dynamic optimization and learning : how should a manager set prices when the demand function is unknown?
Other Titles: Discussion Paper 158 : Dynamic optimization and learning : how should a manager set prices when the demand function is unknown?
Otimização dinâmica e aprendizagem : como deve proceder um gerente de preços quando a função de demanda é desconhecida?
Authors: Carvalho, Alexandre X.
Puterman, Martin L.
Abstract: Neste artigo, nós estudamos o problema de escolher preços sequencialmente, de forma a maximizar a receita esperada, em um ambiente onde os parâmetros da função de demanda são desconhecidos, e o horizonte de vendas é finito. Vários métodos de otimização sequencial são discutidos, onde os preços e as vendas resultantes anteriores são utilizados para determinar o preço no período atual. Expansões de Taylor são empregadas para construir aproximações da função valor, explicitando a relação de compromisso entre maximização de receita no curto-prazo e maior ganho de informação para obter maior receita agregada no longo-prazo. A partir dessas expansões, nós derivamos estratégias promissoras, denominadas políticas de one-step look-ahead que combinam otimização e aquisição de informação dinamicamente. Simulações de Monte Carlo são apresentadas, onde constatamos a superioridade das políticas de one-step look-ahead, quando comparadas a diversas outras regras de otimização sequencial. Finalmente, nós discutimos problemas de endogeneidade, onde fazemos um paralelo com a teoria de controle adaptativo, e discutimos a validade das regras de one-step look-ahead, mesmo quando endogeneidade é observada.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2968
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
Type: Discussion Paper
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.