Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5002
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_143.pdf270.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Assessing the Impact of Environmental Regulation on Industrial Water use: Evidence from Brazil
Other Titles: Discussion Paper 143 : Assessing the Impact of Environmental Regulation on Industrial Water use: Evidence from Brazil
Avaliação do impacto da regulamentação ambiental no uso da água industrial: evidências do Brasil
Authors: Feres, José Gustavo
Reynaud, Arnaud
Abstract: Este artigo tem por objetivo caracterizar a demanda de água nas indústrias localizadas no Estado de São Paulo e avaliar o impacto potencial da aplicação de instrumentos de política ambiental sobre o uso industrial da água. Primeiramente, mostra-se que a elasticidade-preço estimada para a demanda de água, de –1,0 em média, é suficientemente alta para que a implementação da cobrança pelo uso de recursos hídricos seja um mecanismo eficaz de incentivo à redução da demanda de água para uso industrial. Os resultados também apontam para a existência de um trade-off entre políticas de controle de poluição e aquelas que visam à conservação quantitativa de recursos hídricos, uma vez que normas mais severas de padrões de descarga de efluentes podem levar a um aumento da demanda de água. O uso combinado de normas para descarga de efluentes e da cobrança pelo uso da água podem eliminar este trade-off promovendo o uso racional de recursos hídricos em termos qualitativos e quantitativos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2111
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.