Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v44_n01_Religiosidade.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
Other Titles: Religiosity and school performance: a case study of Brazilian youth in the metropolitan region of Belo Horizonte
Authors: Cunha, Nina Menezes
Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
Oliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de
Abstract: A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.