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Title: The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentials
Other Titles: Discussion Paper 188 : The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentials
O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano : limites e potencialidades
Authors: Pereira, Rafael Henrique Moraes
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Medeiros, Valério Augusto Soares de
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Abstract: O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1854
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Discussion Paper
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