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dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.authorHolanda, Frederico Rosa Borges de-
dc.contributor.authorMedeiros, Valério Augusto Soares de-
dc.contributor.authorBarros, Ana Paula Borba Gonçalves-
dc.contributor.otherFurtado, Bernardo Alves (Comentários)-
dc.contributor.otherMonasterio, Leonardo Monteiro (Comentários)-
dc.contributor.otherAlmeida, Acir dos Santos (Comentários)-
dc.contributor.otherFerreira, Glauco (Colaborador)-
dc.contributor.otherFrança, Mônica (Colaborador)-
dc.coverage.spatialDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-06T11:46:40Z-
dc.date.available2015-11-06T11:46:40Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5145-
dc.description.abstractO presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentialspt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 188 : The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentialspt_BR
dc.title.alternativeO uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano : limites e potencialidadespt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical50 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordSintaxe espacialpt_BR
dc.subject.keywordSistemas viáriospt_BR
dc.subject.keywordIntegraçãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1854pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453pt_BR
ipea.description.objectiveExplorar o potencial e os limites da aplicação da Sintaxe Espacial na análise de configurações urbanas que proporcionem ambientes de maior eficiência para o desempenho do transporte nas cidades.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 188pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas e apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie: Originally published by Ipea in August 2011 as number 1630a of the series Texto para Discussãopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper explores the potentials of applying Space Syntax methodology to analyze the effects of urban configuration on cities’ transport performance. The empirical analysis takes as a case study the Federal District (Brazil) and its 19 administrative regions considering its urban road systems configurations. Based on Simple Linear Regressions, the paper analyzes the effects that urban configurations with different integration degrees tend to have on the average time spent in car trips within those road systems. The integration degrees are calculated using traditional configurational variables as well as topo-geometric variables. The results indicate that traditional topological measures are of little use in studies on the effects of road configuration on urban transportation performance. In addition, topo-geometric measures have shown much better results. Finally, preliminary findings suggest that more integrated and compact road systems (regarding topological and geometrical terms) tend to provide more efficient urban configurations for the cities’ transport performance.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

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