Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5180
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_187.pdf981.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: The effects of income and fare variation on the demand for bus transit services in Brazil
Other Titles: Discussion Paper 187 : The effects of income and fare variation on the demand for bus transit services in Brazil
Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil
Authors: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Abstract: Este estudo analisa as variações nas tarifas de ônibus urbanos e na renda das famílias entre 1995 e 2008, avaliando seus efeitos sobre a demanda de passageiros pagantes nas nove maiores cidades brasileiras. Observou-se que o aumento dos preços de alguns dos principais itens que compõem a estrutura de custos do setor contribuiu para um aumento das tarifas em cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ao longo desse período, o aumento no preço das tarifas foi absorvido com diferentes intensidades pela demanda de passageiros pagantes, podendo-se destacar dois períodos: o primeiro, quando houve aumento das tarifas acompanhado por uma depreciação da renda das famílias, entre 1995 e 2003, culminando com a queda de mais de 30% da demanda de transporte público urbano (TPU); e o segundo, ocorrido desde meados de 2003, quando o aumento dos custos permaneceu, mas houve certo amortecimento dos seus efeitos sobre a demanda devido ao crescimento da renda da população. Isso refletiu na estabilização da demanda do TPU e, mais recentemente, na inversão da tendência de queda observada anteriormente. O estudo busca reacender o debate sobre políticas de melhoria e redução dos custos do transporte público de forma a aproveitar o atual contexto econômico do país em que se faz possível aproveitar as condições gerais da economia para dar uma trajetória mais sustentada à recuperação do transporte público.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1283
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1282
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.