Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvarenga, Gustavo Varela-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Fernandes dos-
dc.contributor.authorPassos, Maria Cristina-
dc.contributor.authorDe Negri, Fernanda-
dc.contributor.authorCavalcante, Luiz Ricardo-
dc.contributor.authorAlves, Patrick Franco-
dc.date.accessioned2015-11-10T17:12:49Z-
dc.date.available2015-11-10T17:12:49Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5195-
dc.description.abstractEste trabalho mostra que o Brasil é hoje o sexto maior produtor de veículos do mundo, contando com um parque industrial maduro e fortemente estruturado, no qual estão presentes plantas modernos das principais montadoras mundiais. Assim como ocorre em vários outros países industrializados, o setor automotivo responde por uma parcela significativa das atividades produtivas. Estima-se que, em 2008, ele representava 23% do produto interno bruto (PIB) industrial e 5% do PIB total do país. Neste estudo, as séries de dados estendidas até novembro de 2009, e cobrem um período de mais de sete anos, uma vez que são usadas informações a partir de junho de 2002. Tendo em vista que as séries apresentam quebras estruturais ao longo do período analisado, foram empregadas técnicas estatísticas que consideram estas mudanças. Neste trabalho, optou-se por deflacionar o preço, a renda e o crédito usando o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e não o Índice Geral de Preços (IGP). A opção pelo IPC justifica-se porque, no modelo proposto, é a evolução percebida pelo consumidor no preço, na renda e no crédito que determina sua propensão a adquirir ou não um veículo. O IGP, por sua própria composição, seria mais adequado caso o foco fosse a evolução nos preços percebida pelo produtor.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIndústria automobilística e políticas anticíclicas : lições da crisept_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-14 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Preços ao Consumidor (IPC)pt_BR
dc.subject.keywordProduto Interno Bruto (PIB)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3470pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 7, 20 p., abr. 2010pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Indústria: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n7_Indústria.pdf312.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.