Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alvarenga, Gustavo Varela | - |
dc.contributor.author | Santos, Carolina Fernandes dos | - |
dc.contributor.author | Passos, Maria Cristina | - |
dc.contributor.author | De Negri, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Luiz Ricardo | - |
dc.contributor.author | Alves, Patrick Franco | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-10T17:12:49Z | - |
dc.date.available | 2015-11-10T17:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2010-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5195 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho mostra que o Brasil é hoje o sexto maior produtor de veículos do mundo, contando com um parque industrial maduro e fortemente estruturado, no qual estão presentes plantas modernos das principais montadoras mundiais. Assim como ocorre em vários outros países industrializados, o setor automotivo responde por uma parcela significativa das atividades produtivas. Estima-se que, em 2008, ele representava 23% do produto interno bruto (PIB) industrial e 5% do PIB total do país. Neste estudo, as séries de dados estendidas até novembro de 2009, e cobrem um período de mais de sete anos, uma vez que são usadas informações a partir de junho de 2002. Tendo em vista que as séries apresentam quebras estruturais ao longo do período analisado, foram empregadas técnicas estatísticas que consideram estas mudanças. Neste trabalho, optou-se por deflacionar o preço, a renda e o crédito usando o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e não o Índice Geral de Preços (IGP). A opção pelo IPC justifica-se porque, no modelo proposto, é a evolução percebida pelo consumidor no preço, na renda e no crédito que determina sua propensão a adquirir ou não um veículo. O IGP, por sua própria composição, seria mais adequado caso o foco fosse a evolução nos preços percebida pelo produtor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Indústria automobilística e políticas anticíclicas : lições da crise | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 9-14 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Preços ao Consumidor (IPC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produto Interno Bruto (PIB) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3470 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 7, 20 p., abr. 2010 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Indústria | pt_BR |
Appears in Collections: | Indústria: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n7_Indústria.pdf | 312.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.