Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2112.pdf968.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2112_sumex.pdf41.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Inserção da Coreia do Sul na cadeia global automolilística : foco sobre as políticas públicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2112 : A Inserção da Coreia do Sul na cadeia global automolilística : foco sobre as políticas públicas
Authors: Lima, Uallace Moreira
Abstract: A indústria automobilística – desde os anos 1960 – apresentou crescimento substancial na Coreia do Sul, o que fez com que o país – já no final da década de 1980 – estivesse entre os principais fabricantes mundiais de automóveis. No início dos anos 1990, associada ao processo de abertura da economia realizada pelo governo sul-coreano, a indústria automobilística começou a apresentar problemas que irão ficar mais em evidência na crise da economia asiática, em 1997, o que levou o governo a adotar política de racionalização do setor e promover um processo de fusões e aquisições, assim como permitir a entrada de investidores estrangeiros na indústria automobilística. As reformas e as mudanças na indústria automobilística sul-coreana principiam a ser realizadas justamente quando – do ponto de vista global – há um processo de internacionalização da produção, em que empresas buscam novas estratégias para a inserção nas cadeias globais de valor (CGVs), nas quais muitas indústrias saem da condição de entidades delimitadas nacionalmente para a condição de redes de negócios fragmentadas e globalmente distribuídas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças pelas quais passaram a indústria automobilística nos últimos anos, a partir da perspectiva das estratégias das empresas sul-coreanas nas CGVs, analisando as políticas públicas implementadas pelo governo e pelas empresas coreanas para a inserção nestas cadeias.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.