Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5299
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2117.PDF898.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2117_sumex.pdf41.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desonerações em alta com rigidez da carga tributária : o que explica o paradoxo do decênio 2005-2014?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2117 : Desonerações em alta com rigidez da carga tributária : o que explica o paradoxo do decênio 2005-2014?
Authors: Orair, Rodrigo Octávio
Abstract: O texto utiliza séries mensais da carga tributária para subsidiar uma investigação dos determinantes da sua evolução recente. As estimativas mostram que a carga alcançou 33,4% do produto interno bruto (PIB) em 2014, que é um valor um pouco abaixo dos 33,6% de 2005, sem mostrar indícios de tendência expansiva. Analisa-se também a política tributária do período que é caracterizada pelo predomínio das desonerações. A partir destas constatações, o estudo dedica-se a explorar um paradoxo: por que a carga tributária se manteve rígida às significativas desonerações no decênio 2005-2014? São investigadas as causas deste paradoxo por uma análise descritiva e uma modelagem econométrica de parâmetros variáveis. Os objetivos principais são avaliar as trajetórias dos componentes das receitas tributárias, suas relações com as bases econômicas de incidência e possíveis influências das desonerações nestas relações.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.