Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTarragó, Daniel-
dc.contributor.authorBrugué, Quim-
dc.contributor.authorCardoso Jr., José Celso Pereira-
dc.date.accessioned2015-11-13T18:37:39Z-
dc.date.available2015-11-13T18:37:39Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5327-
dc.description.abstractA administração pública deliberativa é uma aposta política na transformação progressista e progressiva da administração pública, sobretudo em países como o Brasil, cujos experimentos acumulados de participação cidadã têm se destacado mundo afora. Neste texto, argumenta-se em favor da participação social como método de governo, buscando desarmar algumas das proposições frequentemente utilizadas para minimizar ou mesmo ridicularizar a participação social em processos de governo. Adicionalmente, defende-se a necessidade de reinventar a democracia, alertando para a falência das formas tradicionais de se fazer política e, consequentemente, para a incapacidade dos governos atuais em governar, bem como dos cidadãos em governar os seus próprios governos. Daí a necessidade de se recuperar a boa política como forma de superar a barbárie moral que tomou conta das relações políticas e das próprias administrações públicas no Brasil e no mundo. Por fim, trata-se de desenvolver novas capacidades administrativas, para que os governos sejam capazes de melhor comunicar os seus planos, objetivos e metas, tanto internamente como junto à sociedade. Para tanto, o texto estabelece os fundamentos desta nova proposta de governança da coisa pública: i) menos especialização e mais criatividade; ii) menos dados e mais filosofía; e iii) menos endogamia e mais diversidade. Em suma, propõe-se apostar nas habilidades relacionais (de natureza tecnopolítica) das novas gerações de dirigentes e servidores públicos em formação. Deve-se insistir também na capacidade de aprendizagem institucional decorrente tanto da inteligência coletiva já instalada em nossas repartições públicas como das práticas participativas e deliberativas já em uso no interior destas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Administração pública deliberativa : inteligência coletiva e inovação institucional a serviço do públicopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2122 : A Administração pública deliberativa : inteligência coletiva e inovação institucional a serviço do públicopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Participação Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAdministração pública deliberativapt_BR
dc.subject.keywordRepúblicapt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimentopt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2122pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractA Deliberative Public Administration is a political commitment to progressive and progressive transformation of public administration, especially in countries like Brazil, whose accumulated experiments of citizen participation has excelled around the world. Therefore, it is argued in favor of social participation as a method of government, seeking to defuse some of the propositions often used to minimize or even ridicule the social participation in government processes. Additionally, the need to reinvent democracy is defended, warning to the bankruptcy of the traditional ways of doing politics and, consequently, the inability of the current government to govern, and citizens to govern their own governments. Hence the need to regain good policy as a way to overcome the moral barbarism that has taken account of political relations and the government itself in Brazil and worldwide. Finally, it deals with the development of new administrative capabilities so that governments are able to better communicate their plans, goals and objectives, both internally, as in society. Therefore, the text establishes the reasons for the proposed new governance of public affairs: i) less specialization and more creativity; ii) less data and more philosophy; iii) less inbreeding and further diversity. In short, betting on relational skills (of technopolitical nature) of new generations of leaders and public servants in training, but also in institutional learning capacity due to both the collective intelligence already installed in our public offices as well as of participatory and deliberative practices already in use inside the same.pt_BR
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democraciapt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2122.pdf520.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2122_sumex.pdf42.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.