Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5339
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_12_Contexto.pdf366.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Contexto e dimensionamento da formação de pessoal técnico-científico e de engenheiros
Authors: Gusso, Divonzir Arthur
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: O presente ensaio trata do debate a respeito do grau de suficiência ou da real ocorrência de escassez de profissionais qualificados neste ciclo de crescimento acelerado da economia brasileira tem um de seus lastros na questão da formação destes recursos humanos. Alguns acreditam que, de imediato, seria preciso aumentar significativamente a capacidade de formação, especialmente na educação superior, e que isto daria resultados ainda nos prazos que as pressões do mercado de trabalho estariam impondo. Porém, não se pode subestimar o fato de que a formação deve ocorrer num entorno institucional e pedagógico estimulante – especialmente em áreas como a das engenharias, que exigem forte interação da formação técnico-profissional com a produção e disseminação de ciência e tecnologia. Daí ser pertinente olhar com cuidado o cenário em que os processos formativos estão acontecendo. Aqui se pretende levantar as informações necessárias para melhor conduzir este olhar, Intenta-se sumarizar uma visão panorâmica das dimensões e da evolução recente das estruturas de educação superior e como elas contribuem para a criação dos quadros técnico-científicos de que o país necessita e dá-se maior relevo à formação do contingente de graduados na área das engenharias.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.