Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Issler, João Victor | - |
dc.contributor.author | Lima, Luiz Renato | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1947 a 1992 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-17T13:18:59Z | - |
dc.date.available | 2015-11-17T13:18:59Z | - |
dc.date.issued | 1997-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5405 | - |
dc.description.abstract | Em teoria econômica costuma-se analisar o comportamento de longo prazo de um agente supondo-o sujeito a um determinado tipo de restrição intertemporal. A restrição orçamentária intertemporal do governo revela que um aumento nos gastos públicos, não acompanhado de igual aumento nos impostos, deve futuramente ser reduzido ou seguido por um crescimento de impostos. Além disso, este último, somado às reduções futuras nos gastos do governo, deve ser igual ao choque inicial em valor presente. Usando a restrição intertemporal de recursos do governo e técnicas da literatura de raiz unitárias e co-integração, testa-se o equilíbrio de longo prazo das finanças públicas no brasil de 1947 a 1992 e estima-se qual o mecanismo mais frequente usado pelo governo brasileiro para restaurá-lo, dado um choque de receita ou de gasto. A principal conclusão do estudo é que a maior parcela dos déficits públicos no Brasil é eliminada, independentemente da sua fonte geradora, por aumentos futuros nos impostos. Ademais, mostra-se que a senhoriagem vem sendo usada sistematicamente para garantir o equilíbrio orçamentário de longo prazo, o que explica a alta taxa de inflação que vigorou nesse período no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Como se equilibra o orçamento do governo no Brasil : aumento de receitas ou corte de gastos? | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 519-540 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Orçamento Nacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Teoria Econômica | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equilíbrio orçamentário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equilíbrio de longo prazo das finanças públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restrição orçamentária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Déficits públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aumento de impostos | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 519-540, dez. 1997 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Using national accounts data for the revenue-GDP and expenditure-GDP ratios from 1947 to 1992, we examine two central issues in public finance. First, was the path of public debt sustainable during this period? Second, if debt is sustainable, how has the government historically, balanced the budget after shocks to either revenues or expenditures? The results show that: a) public deficit is stationary (bounded asymptotic variance). The budget in Brazil is balanced entirely through changes in the present value of taxes when a shock to taxes is the is the initial cause of the imbalance. When the imbalance is due to a shock to expenditures, the budget is balanced through a 40% and 60% change in the present values of expenditures and taxes respectively. Moreover, expenditures are strongly exogenous but tax revenues are not; b) a rational Brazilian consumer may have a behavior consistent with Ricardian Equivalence; and c) seigniorage revenues are critical to restore intertemporal budget equilibrium, since, when we exclude them from total revenues, debt is not sustainable in econometric tests. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v27_n03_Como.pdf | 607.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.