Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5571
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n4_vulnerabilidade.pdf81.61 kBAdobe PDFView/Open
Title: Vulnerabilidade socioeconômica da agricultura familiar brasileira às mudanças cilmáticas : o desafio da avaliação de realidades complexas
Authors: Lindoso, Diego
Debortoli, Nathan
Parente, Izabel
Eiró, Flávio
Rocha, Juliana Dalboni
Rodrigues Filho, Saulo
Bursztyn, Marcel
Abstract: O artigo apresenta uma proposta de análise comparativa das vulnerabilidades socioeconômicas e político-institucionais da agricultura familiar nas distintas regiões brasileiras. Apesar de um sistema de avaliação da vulnerabilidade não ser proposto, o artigo desenvolve as etapas iniciais fundamentais para atingir este objetivo: estabelece um marco conceitual a partir do qual elenca alguns indicadores, que, posteriormente, podem ser trabalhados e agregados em índices de vulnerabilidade (O´BRIEN et al., 2004; ENGLE; LEMOS, 2010). Para tal, lança mão de uma abordagem descendente (top-down) (FRASER et al., 2005), utilizando dados secundários obtidos principalmente do Censo Agropecuário Brasileiro de 2006 (Censo Agropecuário, 2009).
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4683
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.