Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5979
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n42_interação.pdf123.24 kBAdobe PDFView/Open
Title: Interação de laboratórios públicos de pesquisa e empresas : avaliação dos coordenadores de laboratório das parcerias realizadas com o setor privado
Authors: Turchi, Lenita M.
Arcuri, Marcos
Abstract: Avalia os efeitos da Lei de Inovação (Lei no 10.973/2004), particularmente no que diz respeito ao incentivo à realização de parcerias entre instituições públicas de pesquisa e empresas, com objetivos de desenvolvimento tecnológico. A referida lei, em seus artigos 4, 8 e 9, visa criar ambiente propício para a interação entre diversas instituições do sistema nacional de inovação, como centros públicos e privados de pesquisa, empresas e agentes de financiamento. O texto tem como foco a avaliação dos coordenadores de pesquisa de laboratórios públicos a respeito das parcerias com empresas em projetos de desenvolvimento tecnológico nos últimos cinco anos. A pesquisa que dá suporte a esta análise foi orientada pelas seguintes questões: i) como os pesquisadores, no caso os coordenadores de pesquisa, avaliam a infraestrutura física de pesquisa e os recursos humanos dos seus laboratórios? Ou, a infraestrutura de pesquisa é considerada adequada pelos coordenadores de laboratórios para atrair parceiros para o desenvolvimento de projetos tecnológicos? ii) Quais benefícios e desafios, na avaliação dos coordenadores, são obtidos ao se realizar parcerias com empresas?
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5911
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos
Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.