Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6047
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eficacia_PPE_v.17.pdf910.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Eficácia da institucionalização de regiões metropolitanas no Brasil : análise da evolução dos serviços de saneamento urbano
Authors: Andrade, Thompson Almeida
Santos, Renato A. Z. Villela dos
Abstract: No presente artigo procura-se examinar se foi ou não eficaz a institucionalização das regiões metropolitanas no sentido de promover alterações na oferta de serviços públicos tidos coma de interesse metropolitano. Comparam-se as modificações ocorridas no período 1970/80 em municípios da periferia dessas aglomerações com aquelas verificadas em outras localidades e testa-se econometricamente a hipótese de que tal institucionalização foi capaz de alterar significativamente a estrutura de oferta dos serviços de saneamento, o que não é confirmado. Argumenta-se, ao final, que a ineficácia dessa institucionalização deve-se à falta de instrumentos de política específicos para o espaço metropolitano, especialmente de caráter financeiro.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3519
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Saneamento: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.