Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6050
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado, Bernardo Alves | - |
dc.contributor.author | Eberhardt, Isaque Daniel Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T14:02:37Z | - |
dc.date.available | 2016-03-24T14:02:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6050 | - |
dc.description.abstract | Apresenta modelo desenvolvido por Furtado e Eberhardt (2016), elaborando uma nova ilustração com base na distância percorrida pelos agentes e seu comportamento em relação a outros resultados do modelo. Como contribuição principal, este trabalho permite explicitar quantitativamente as relações entre deslocamento dos trabalhadores e todos os outros elementos do modelo: desde propensão a consumir, passando por produtividade, dinamismo do mercado imobiliário ou intensidade da busca por preços. Descreve sucintamente o modelo utilizado para a análise da mobilidade. Apresenta os resultados encontrados com a aplicação do modelo. Vincula aspectos indiretos da economia sobre a mobilidade urbana e apresenta-se como metodologia e ferramental para operar análise de efeitos de políticas públicas de forma integrada, prospectiva e dinâmica, espacial e temporalmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Da mobilidade metropolitana vinculada à economia : análise a partir de um modelo baseado em agentes | pt_BR |
dc.title.alternative | The metropolitan mobility linked to economy : an analysis from a model based on agents | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 9-20 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Migração::Migração::Deslocamentos Residência-Trabalho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Condições Econômicas - Geral::Aspectos Econômicos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanas | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de bens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica econômica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6048 | pt_BR |
ipea.description.objective | Antecipar e apresentar, de forma simplificada, o modelo baseado em agentes, que será detalhado em outro texto destes autores (Furtado e Eberhardt, 2016); e, de outro lado, demonstrar uma primeira possibilidade de aplicação do modelo para o caso de políticas públicas integradas, ilustrando as influências da pujança econômica na mobilidade das famílias. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 43, 81 p., fev. 2016. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Demografia. População: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n43_mobilidade.pdf | 183.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.