Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6289
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TdM_v1_n1_Ascensão.pdf140.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Ascensão do dólar e a resistência da libra : uma disputa político-diplomática
Other Titles: The Rise of the american dollar and the resistance of the pound sterling : a political and diplomatic struggle
La Subida del dólar estadounidense y la resistencia de la libra esterlina : una lucha política y diplomática
Authors: Metri, Maurício
Abstract: Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos conduziram as negociações para a construção de uma nova ordem mundial e, ao longo desta, lograram definir sua moeda nacional como o padrão de referência internacional. Desde então, o dólar norte-americano permanece como a principal unidade de conta, veículo de liquidação e reserva de valor em âmbito global. O objetivo deste artigo é analisar, de um lado, o papel dos instrumentos político-diplomáticos dos Estados Unidos para determinação das bases que asseguraram a primazia do dólar no sistema internacional e, por outro, a estratégia de resistência britânica em defesa da libra esterlina. Há uma contraposição à visão convencional que acentua o peso das escolhas dos agentes de mercado e dos demais estados nacionais. Parte-se de uma releitura ampliada para o âmbito das relações internacionais da perspectiva teórica da moeda cartal, na qual o poder aparece ao centro das questões monetárias enquanto dimensão teórica relevante. Pretende-se mostrar que, conforme os Estados Unidos conseguiram, por meio da diplomacia e da própria guerra, expandir seu poder, ampliar suas áreas de dominação e moldar a arquitetura do sistema, consolidaram simultaneamente um território monetário internacional baseado em sua moeda.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6132
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Sistema Tributário: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.