Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorGalvão, Juliana de Castro-
dc.contributor.authorNazareno, Luísa de Azevedo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2010pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-23T18:50:28Z-
dc.date.available2016-05-23T18:50:28Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6480-
dc.description.abstractPropõe-se uma metodologia para conciliar as distribuições de rendimentos de todas as fontes dos indivíduos adultos do Censo 2010 e da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2010. Aplica-se a metodologia e decompõe-se a desigualdade entre classes, entre regiões e entre grupos formados por atributos das pessoas. Usam-se rendimentos anualizados e informação educacional detalhada por área de formação no curso superior. Os resultados sugerem que a subestimação da renda nas pesquisas domiciliares leva à subestimação do papel das elites na desigualdade brasileira. Essas elites contribuem desproporcionalmente para a desigualdade, e as correções resultantes da conciliação aumentam ainda mais essa contribuição.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA composição da desigualdade no Brasil : conciliando o censo 2010 e os dados do imposto de rendapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2147 : A composição da desigualdade no Brasil : conciliando o censo 2010 e os dados do imposto de rendapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Desenvolvimento - Geral::Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desigualdade Econômicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordEstratificação socialpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade regionalpt_BR
dc.subject.keywordImpostos de rendapt_BR
ipea.description.objectiveLidar com o que pode ser denominado “problema da conciliação”, ou seja, combinar informações de fontes diferentes, cujo desenho não previa essa combinação, nem seguia diretrizes gerais que a facilitassem.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 2147pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe propose a methodology to conciliate the distributions of incomes of Census 2010 and of DIRPF 2010 (personal income tax reports). Applying this methodology, we decompose inequality by classes, regions and sex, race and age groups. We use annualized incomes and detailed educational information about university degrees obtained. Our results suggest that the underestimation of incomes in household surveys lead to an underestimation of the role of elites in Brazilian inequality. These elites contribute disproportionally to inequality and the correction resulting from conciliation increase even more this contribution.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2147.pdf272.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2147_sumex.pdf31.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.