Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6503
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n13_Guia.pdf62.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Um Guia para a realização do ajuste fiscal na economia brasileira : uma agenda propositiva com 23 medidas necessárias para o ajuste fiscal
Authors: Sachsida, Adolfo
Abstract: A situação fiscal da economia brasileira tem se deteriorado nos últimos anos. Tanto isso é verdade que, desde 2011, a equipe econômica do governo vem anunciando seguintes ajustes fiscais. Por exemplo, no início de 2011 o governo anunciou um ajuste da ordem de R$ 50 bilhões. Já em fevereiro de 2012, outro pacote fiscal foi anunciado, desse feita da ordem de R$ 55 bilhões. Em 2015 novo pacote de ajustes foi anunciado. A rigor, nenhum destes ajustes foi levado a termo, contudo seu simples anúncio denota a preocupação das autoridades nacionais. Em favor da estabilidade das contas públicas pode-se fazer referência aos seguidos superavit primários obtidos. Contudo, três observações fazem-se necessárias nesse assunto: i) boa parte do superavit tem sido obtida por meio de aumento na arrecadação de tributos, e não com a redução do gasto; ii) julga-se (no Tribunal de Contas da União – TCU) a utilização de “pedaladas fiscais” das contas públicas; e iii) mesmo levando-se em consideração os itens i) e ii), ainda assim o superavit primário tem se reduzido. Isto é, a sustentabilidade fiscal da economia brasileira suscita dúvidas pertinentes.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6479
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Sistema Tributário: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.