Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6514
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n13_Transferencias.pdf201.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação das transferências do fundo de participação dos municípios sobre as finanças municipais no período recente
Authors: Ribeiro, Marcio Bruno
Abstract: As transferências de recursos financeiros dos níveis superiores para os níveis inferiores de governo representam um dos principais mecanismos característicos dos sistemas federativos vigentes em diversas nações. Entre os objetivos mais importantes destas transferências está a equalização da oferta de bens públicos a nível local, visando ao equilíbrio orçamentário dos governos receptores e uma trajetória de crescimento mais homogênea entre as regiões de um país. O Brasil é uma Federação que tem se utilizado intensamente das transferências intergovernamentais. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, foi consolidado um aumento significativo das transferências obrigatórias para os estados e, principalmente, para os governos municipais. Segundo os dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os recursos transferidos da União para os estados e municípios, e dos penúltimos para estes últimos, totalizaram o equivalente a 6,3% do produto interno bruto (PIB) no ano de 2012, tendo correspondido a 11,0% das receitas correntes dos estados e 56,0% das receitas correntes dos municípios.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6479
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.