Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCalero, Carla-
dc.contributor.authorCorseuil, Carlos Henrique Leite-
dc.contributor.authorGonzalez, Veronica-
dc.contributor.authorKluve, Jochen-
dc.contributor.authorSoares, Yuri Suarez Dillon-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro - RJpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-14T18:37:36Z-
dc.date.available2016-06-14T18:37:36Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6530-
dc.description.abstractPor meio do uso de um experimento aleatório, observa-se a criação de emprego e rendimentos proporcionados a partir de um programa de treinamento de jovens, Programa Galpão Aplauso, que faz uso da arte e do teatro como ferramentas pedagógicas. As evidências apresentadas constatam benefícios para os jovens tanto no curto quanto no médio prazo. Esses impactos são economicamente grandes se comparados àqueles tipicamente descritos na literatura. Não encontramos evidências de impactos em outras variáveis, como em traços relativos à personalidade, sugerindo que essas marcas podem ser inflexíveis no curto prazo para jovens adultos. Argumentamos que os impactos estimados no mercado de trabalho sejam em consequência da combinação de melhores competências e sinalização positiva de trabalhadores de melhor qualidade entre os participantes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA prática de atividades artísticas pode melhorar a situação dos jovens no mercado de trabalho? : evidências de um experimento aleatório no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2160 : A prática de atividades artísticas pode melhorar a situação dos jovens no mercado de trabalho? : evidências de um experimento aleatório no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical65 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores Jovenspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordExperimento aleatóriopt_BR
dc.subject.keywordHabilidades socioemocionaispt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2160pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas e anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing a randomized trial, we look at employment and earnings of a youth training program in Brazil that uses arts and theater-based pedagogic tools. The evidence we present shows youth benefit both in the short- and medium-term. The impacts are economically large, compared to those typically found in the literature. We find no evidence of significant program impacts on other outcomes, including personality-related traits, suggesting that these traits may not be malleable for young adults in the short-run. We argue that the estimated labor market impacts are due to a combination of both skills formation and signaling of higher quality workers to employers.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2160.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2160_sumex.pdf48.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.