Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6537
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2163.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2163_sumex.pdf43.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2163 - Dependência do automóvel, planejamento urbano e a cidade de Brasília
Authors: Martins, Anamaria de Aragão Costa
Lima Neto, Vicente Correia
Abstract: O presente trabalho, com base em revisão bibliográfica, apresenta fundamentos teóricos que amparam diferentes relações entre forma urbana e sistema de transportes, e explica as principais premissas do planejamento regional da primeira metade do século XX, responsáveis pela configuração de inúmeras áreas metropolitanas. Tomando o caso de Brasília, exemplifica como esses princípios do planejamento regional influenciaram a organização espacial do território. Por fim, demonstra os efeitos da descentralização do território na crescente dependência do automóvel, desvendando os principais problemas relacionados com esse padrão de mobilidade para a capital federal.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.