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dc.contributor.authorRibeiro, Felipe Garcia-
dc.contributor.authorCarraro, André-
dc.contributor.authorKang, Thomas Hyeono-
dc.contributor.authorGigante, Denise Petrucci-
dc.contributor.authorHorta, Bernardo Lessa-
dc.contributor.authorMotta, Janaína Vieira dos Santos-
dc.coverage.spatialRio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:52:07Z-
dc.date.available2016-07-04T17:52:07Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6710-
dc.description.abstractEste artigo investiga o efeito da transmissão intergeracional de capital humano para a coorte de 1982 da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, levantada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPE/Ufpel) (Victora e Barros, 2006). A literatura em transmissão intergeracional é ainda inconclusiva. Para o estabelecimento da relação causal, utiliza-se o método de variáveis instrumentais, em que os instrumentos são obtidos a partir de uma expressiva variação na oferta educacional no estado do Rio Grande do Sul, promovida pelo governo Brizola entre 1959 e 1962. Os resultados obtidos apontam para efeito da escolaridade dos pais sobre a escolaridade dos filhos com a presença de viés de gênero. O resultado robusto para as diferentes especificações é o efeito da escolaridade das mães sobre a escolaridade das filhas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransmissão intergeracional de capital humano : evidências para o Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeIntergenerational transmission of human capital : evidence for Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeTransmisión intergeneracional de capital humano : evidencia de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeLa transmission intergenerationnelle du capital humain : preuve de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 301-328 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacional::Demografia::Informação sobre Populaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCapital humanopt_BR
dc.subject.keywordTransmissão intergeracionalpt_BR
dc.subject.keywordDados de coortept_BR
dc.subject.keywordEfeito causalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532pt_BR
ipea.description.objectiveIidentificar os determinantes da estratificação educacional, cujo foco está em avaliar os efeitos de variáveis sociais (raça, ocupação social, gênero) e educacionais (escolaridade dos pais) sobre a escolaridade dos filhos; e avaliar o papel de indicadores socioeconômicos dos pais sobre os mesmos indicadores dos filhos nos diferentes estágios da vida destes últimos.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo dos mínimos quadrados ordinários (MQO)pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper provides evidence on the intergenerational transmission of human capital using data from the 1982 Pelotas (Rio Grande do Sul, Brazil) birth cohort raised by the Epidemiological Research Center of the Federal University of Pelotas (Victora and Barros, 2006). The literature on intergenerational transmission of human capital is inconclusive. In order to establish a causal relation, we use instrumental variables estimation techniques. Those variables were obtained from an expressive variation of educational supply in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) promoted by the government of Leonel Brizola (1959-1962). Results obtained indicate that parents’ schooling affects children’s schooling with gender effect. Positive results for mother’s schooling influence overdaughter’s schoolingwere found in more than one specification.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

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