Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6763
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n17_Modelo.pdf67.59 kBAdobe PDFView/Open
Title: Modelo norueguês de desenvolvimento da cadeia de fornecedores da indústria do petróleo e sua aplicabilidade ao Brasil
Authors: Pompermayer, Fabiano Mezadre
Abstract: Com vistas a potencializar o aproveitamento das oportunidades geradas com a descoberta do pré-sal pelas empresas brasileiras, foi realizada uma série de visitas técnicas e reuniões com instituições norueguesas. O objetivo destas reuniões era a realização de um benchmarking sobre as políticas públicas norueguesas usadas para fomentar sua indústria para-petrolífera. Este texto apresenta sucintamente os principais resultados desta avaliação, assim como busca avaliar a aplicabilidade no Brasil das políticas mais bem-sucedidas na Noruega, considerando-se as diferenças entre os dois países. O artigo trata, também, da ampliação da produção brasileira de petróleo e gás natural e, principalmente, com a descoberta de enormes reservas na camada de pré-sal da plataforma continental brasileira, o Brasil vive a possibilidade de se tornar um grande produtor e exportador mundial de hidrocarbonetos. Apesar de ser uma boa notícia, a abundância de recursos naturais traz algumas preocupações para a economia nacional, dada a experiência internacional de alguns países em situação semelhante. Diversos estudos apontam para a possibilidade de desindustrialização e deterioração do restante da economia de países exportadores de recursos naturais, fenômenos estes chamados de doença holandesa e maldição dos recursos (XAVIER, 2011)
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3460
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Indústria: Artigos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.