Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6769
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n37_Municipalização.pdf278.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Municipalização e qualidade de ensino fundamental no município de Ponte Nova, Minas Gerais
Other Titles: Municipalization and quality of elementary education in the municipality of Ponte Nova, Minas Gerais
Municipalización y calidad de la educación básica en el municipio de Ponte Nova, Minas Gerais
Municipalisation et qualité d’enseignement fondamental dans la municipalité Ponte Nova, Minas Gerais
Authors: Cassuce, Francisco Carlos da Cunha
Coelho, Fernanda Rosado Correa
Lima, João Eustáquio de
Abstract: O processo de municipalização vem sendo colocado como um ponto crucial para que se alcancem melhorias na qualidade do ensino fundamental no Brasil. Contudo, há divergências sobre a eficiência de tal política. Este estudo buscou analisar a influência que a prática dessa política teve sobre a qualidade do ensino dos alunos da 4a série no município de Ponte Nova. Para isso, utilizou-se a técnica de dados em painel que possibilitou verificar que o aumento do número de professores com nível superior e o incentivo a atividades de leitura elevaram o rendimento médio dos alunos e, dessa forma, a qualidade do ensino. Já a política de municipalização atuou de forma contrária, deteriorando a qualidade, no período analisado.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.