Publicação: A Abordagem territorial do Programa Leader na Europa e sua transfêrencia institucional ao contexto latino-americano : uma análise crítica
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
América Latina
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir alguns pontos centrais considerados pela literatura sobre transferência de política pública (policy transfer). A referência empírica foi a implementação de políticas nacionais de desenvolvimento rural na América Latina, sobretudo a partir dos anos 2000, tendo como base a abordagem territorial. Os princípios fundamentais destas políticas foram emulados do programa Ligações entre Ações do Desenvolvimento da Economia Rural (Leader), que surgiu na União Europeia (UE) em 1991, cujo objetivo foi apresentar um enfoque multissetorial e integrado para a dinamização de espaços rurais com base em projetos territoriais inovadores. No entanto, algumas fragilidades sobre o modo como essa “transferência” foi conduzida para o contexto latino-americano, com a não observação de questões institucionais próprias da trajetória histórica da região, podem influenciar diretamente o sucesso ou o fracasso das políticas.
