Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6853
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n14_Abordagem.pdf96.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Abordagem territorial do Programa Leader na Europa e sua transfêrencia institucional ao contexto latino-americano : uma análise crítica
Authors: Ghesti, João Paulo
Silva, Sandro Pereira
Abstract: Este artigo tem como objetivo discutir alguns pontos centrais considerados pela literatura sobre transferência de política pública (policy transfer). A referência empírica foi a implementação de políticas nacionais de desenvolvimento rural na América Latina, sobretudo a partir dos anos 2000, tendo como base a abordagem territorial. Os princípios fundamentais destas políticas foram emulados do programa Ligações entre Ações do Desenvolvimento da Economia Rural (Leader), que surgiu na União Europeia (UE) em 1991, cujo objetivo foi apresentar um enfoque multissetorial e integrado para a dinamização de espaços rurais com base em projetos territoriais inovadores. No entanto, algumas fragilidades sobre o modo como essa “transferência” foi conduzida para o contexto latino-americano, com a não observação de questões institucionais próprias da trajetória histórica da região, podem influenciar diretamente o sucesso ou o fracasso das políticas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6820
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Desenvolvimento Regional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.