Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7284
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2243.pdf5.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2243_sumex.pdf54.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A dinâmica do mercado de crédito no Brasil no período recente (2007-2015)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2243 : A dinâmica do mercado de crédito no Brasil no período recente (2007-2015)
Authors: Oliveira, Giuliano Contento de
Wolf, Paulo José Whitaker
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar a dinâmica do mercado de crédito no Brasil entre 2007 e 2015, por meio da análise de dados e indicadores selecionados. O interregno considerado nesse trabalho constituiu um período de importantes transformações no mercado de crédito no Brasil. Enquanto a expansão do crédito até o aprofundamento da crise internacional em 2008 foi liderada pelos bancos privados, depois disso os bancos públicos capitanearam esse processo, os quais aumentaram de forma representativa sua participação no mercado de crédito. Não obstante, a partir de meados de 2013 o saldo das operações de crédito com recursos livres, tanto para as pessoas físicas como, sobretudo, para as empresas, passou a registrar progressiva desaceleração, diante da expectativa de retração econômica que foi se tornando cada vez mais forte e da subsequente redução da demanda por crédito. Com o aprofundamento da crise brasileira a partir de 2015, o saldo total das operações de crédito no Brasil passou a registrar retração real. As evidências apontam, pois, que a continuidade da expansão dessas operações e, mais que isso, sua viabilização em condições mais adequadas em termos de volume, prazos e custos, requer condições não apenas microeconômicas adequadas, mas também de condições macroeconômicas apropriadas, dado que sua ausência aumenta o risco de fragilização das instituições públicas, de um lado, bem como de inviabilização de um mercado de crédito profundo, dinâmico e competitivo na economia brasileira, de outro lado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.