Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2256.PDF1.69 MBAdobe PDFView/Open
td_2256_Sumex.pdf48.17 kBAdobe PDFView/Open
Title: Reconfiguração estrutural da educação superior privada no Brasil : nova fase da mercantilização do ensino
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2256 : Reconfiguração estrutural da educação superior privada no Brasil : nova fase da mercantilização do ensino
Authors: Corbucci, Paulo Roberto
Kubota, Luis Claudio
Meira, Ana Paula Barbosa
Abstract: O artigo tem por objetivo analisar características e implicações da reconfiguração estrutural do setor privado na educação superior brasileira, iniciada em 2005, a partir das questões a seguir: estaria havendo reconcentração da oferta em torno de grandes grupos empresariais? como se dá a apropriação do financiamento público (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies) pelo segmento de empresas listadas em bolsa de valores e em relação ao restante do setor privado? Além disso, e de modo preliminar, buscou-se evidenciar, na pesquisa, alguns impactos no mercado decorrentes do redesenho do Fies ocorrido em 2015. Em síntese, aponta-se para a necessidade da introdução de medidas regulatórias no campo econômico que favoreçam a redistribuição dos recursos públicos de forma mais equânime, de modo a contra-arrestar a tendência à concentração do capital na educação superior privada.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.