Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7343
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2248.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
td_2248_sumex.pdf72.76 kBAdobe PDFView/Open
Title: Uma estimativa dos custos fiscais da política industrial recente (2004-2016)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2248 : Uma estimativa dos custos fiscais da política industrial recente (2004-2016)
Authors: Curado, Marcelo
Curado, Thiago
Abstract: Este texto estima os gastos fiscais derivados da política industrial para o período compreendido entre 2004 e 2016. O foco do trabalho é a mensuração dos gastos tributários, algo inédito na literatura econômica brasileira sobre o tema. Além da mensuração destes gastos, o trabalho também promove uma análise do conjunto de desonerações tributárias que, por questões legais, não são contabilizadas como gasto tributário, mas são relevantes para o nosso estudo. Os principais resultados encontrados podem ser assim resumidos: i) as evidências sugerem que a política industrial instituída a partir de 2003 promoveu a contínua elevação dos gastos tributários; ii) apesar do amplo conjunto de instrumentos utilizados, há ainda um peso preponderante dos gastos direcionados para políticas industriais tradicionais às custas dos setores industriais mais inovadores; e iii) há ainda uma surpreendente continuidade de novas medidas – que ampliam os gastos tributários – com foco na Zona Franca de Manaus (ZFM) e no setor automotivo.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.